I Encontro LABEA

O I Encontro LABEA: Bem-estar animal e a produção de leite foi realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2008. O objetivo deste evento foi discutir os aspectos que influenciam o bem-estar dos animais na cadeia leiteira.

Estiveram presentes entidades importantes como a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, representantes de Cooperativas, como a Cooperativa Castrolanda e a CAPAL – Cooperativa Agroindustrial e a A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). Também estiveram presentes professores e estudantes de várias universidades brasileiras, bem como médicos veterinários, zootecnistas, produtores rurais e membros da indústria leiteira. O público total foi de 126 pessoas.

Durante os dois dias do evento foram abordados os assuntos mais relevantes na área de bem-estar de bovinos leiteiros. Primeiramente, foi traçado um panorama do bem-estar animal no mundo, no qual foram citados as principais tendências e desafios reconhecidos mundialmente na área. Também foram apresentadas as primeiras experiências brasileiras na pesquisa de bem-estar de gado leiteiro, da UNESP Jaboticabal. Na sequência, foram discutidos dois métodos de diagnóstico de bem-estar animal a campo, desenvolvidos no Canadá e na Inglaterra, além de uma proposta de aplicação deste tipo de protocolo no Brasil. Então foram apresentados resultados de pesquisas envolvendo problemas técnicos específicos da produção leiteira, como o confinamento de vacas em lactação, manejo de bezerros e os principais pontos críticos para a melhoria do bem-estar animal neste sistema produtivo, assim como alternativas criatórias. Finalmente foram discutidas questões éticas no uso de animais para produção, como senciência animal e valores em bem-estar animal.

O evento cumpriu seu objetivo, estimulando a discussão do tema entre as pessoas envolvidas na cadeia leiteira e abrindo espaço para futuros trabalhos da área no Paraná e no Brasil.