II Encontro LABEA

Com o objetivo de discutir as questões relativas ao bem-estar de peixes foi realizado, nos dias 11 e 12 de junho de 2009, o II Encontro LABEA: bem-estar de peixes.

O evento contou com a presença de 86 participantes entre estudantes, de graduação e pós-graduação dos cursos de medicina veterinária, zootecnia, biologia, engenharia de pesca e áreas afins, além de profissionais de extensão, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros de pesca, pesquisadores, professores e demais envolvidos com a utilização de peixes. Recebemos participantes de todo o Estado do Paraná e de outros estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Estiveram presentes representantes de importantes entidades estaduais e nacionais como o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/PR, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – SEAB/PR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/PR, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República – SEAP/PR, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná – CRMV/PR, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, e Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA e a Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-estar Animal – AMVEBBEA.

Durante os dois dias de evento os tópicos de bem-estar de peixes foram abordados de maneira ampla, incluindo os aspectos biológicos, econômicos e filosóficos. Contamos com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. No primeiro dia foram apresentadas e discutidas questões referentes ao mercado nacional e internacional de peixes e as questões de bem-estar relacionadas às diretrizes européias, ao diagnóstico de bem-estar e as questões de preferências e dor em peixes. No segundo dia foram apresentados temas relacionados à ética na utilização de peixes e os pontos críticos de bem-estar em peixes de produção, em peixes ornamentais e os efeitos da pesca esportiva no bem-estar.

O II Encontro LABEA favoreceu interações efetivas entre pesquisadores, profissionais, estudantes e produtores de todas às áreas relacionadas à piscicultura, contribuindo para a construção propostas de pesquisas futuras de aspectos relevantes para o cenário brasileiro de piscicultura. O evento cumpriu seu objetivo, gerando um momento único de discussão e interação entre os participantes promovendo avanços no conhecimento sobre bem-estar de peixes.