Palestra Broom e Raymond

Evento de Bem-estar Animal, que aconteceu em 27 de setembro de 2012

A equipe do Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR organizou uma manhã de discussões sobre bem-estar em animais de produção  no Setor de Ciências Agrárias, com a participação de palestrantes internacionais envolvidos com a redação de normativas europeias e norte-americanas sobre o tema. A primeira palestra, “Bem-Estar de animais de produção e a situação na Europa e América Latina”, foi ministrada pelo Professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge(Inglaterra), Donald M. Broom, que fez questão de se apresentar em português.Dr. Broom é pioneiro nas pesquisas em Bem-estar animal e tem reconhecida experiência e participação na redação de diretivas europeias sobre bem-estar animal. Durante sua palestra falou sobre o poder que os consumidores tem para motivar as mudanças na linha de produção de toda a cadeia dos produtos de origem animal, dando exemplos do que ocorre atualmente em toda a Europa. Em seguida, o Filósofo Raymond Anthony falou sobre “Tendências emergentes nas políticas de bem-estar animal: ética e papel dos médicos veterinários e zootecnistas”. Ele é Professor de Ética da Universidade do Alasca (Anchorage) e ficará no Brasil até o início de 2013 passando parte de seu ano sabático. Professor Raymond falou sobre as mudanças que já ocorreram na produção animal dos Estados Unidos, no âmbito da melhoria do grau bem-estar dos animais de produção e citou o quanto é importante o papel do zootecnista e do médico veterinário para que as  mudanças ocorram em benefício dos animais de produção. Ao final os dois palestrantes participaram de uma mesa-redonda, que foi moderada pela Professora Carla Forte Maiolino Molento, do Laboratório de Bem-estar Animal, do Departamento de Zootecnia, do Setor de Ciências Agrárias, da UFPR. Durante a mesa-redonda, os alunos, professores e profissionais presentes puderam interagir com os palestrantes. O evento contou com a participação de 17 profissionais (Médicos Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos, entre outros), além de 81 estudantes e 7 professores de diversos departamentos da UFPR como, por exemplo, Departamento de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Psicologia entre outros. Além disso, houve a participação de pessoas da UFPR-litoral, do Laboratório de Etologia Aplicada (LETA) da UFSC, Instituto Federal Catarinense e PUC-PR.