O bem-estar canino baseia-se nos mesmos elementos do bem-estar animal, seguindo os princÃpios das Cinco Liberdades. Esses elementos são agrupados em quatro categorias para avaliar mais facilmente o estado do animal. São elas:
• Alimentação
• Saúde
• Abrigo
• Comportamento.
Referência: RÜNCOS, 2012 (Adaptado)5
A alimentação está associada à liberdade nutricional. Deve haver água fresca disponÃvel e o cão deve ser alimentado ao menos uma vez por dia, conforme seu tamanho, e com ração, preferencialmente. Os potinhos devem estar sempre limpos. A condição corporal deve corresponder à classificação 3 da seguinte tabela de escore corporal abaixo. Caso o cão não esteja dentro desse padrão, consulte um veterinário.
Referência: PURINA, 2019 (Adaptado)8
A saúde está associada à liberdade sanitária. O cão deve ser tratado regularmente para evitar a presença de doenças (vacinação) e parasitas (vermÃfugos, antipulgas e anticarrapatos). Eventuais lesões devem ser tratadas. Se o animal mancar ou apresentar sinais de dor buscar tratamento veterinário.
O abrigo está associado à liberdade ambiental. O animal deve ter uma casinha que ofereça abrigo de chuva e frio. É importanto oferecer itens confortáveis como caminha e cobertores, além de atentar para a higiene desses itens. Não deve haver materiais perigosos na casinha ou próximos a ela, como estacas de madeira quebrada ou pregos expostos.
O comportamento está associado à liberdade psicológica e comportamental. O cão deve se mostrar calmo e feliz. É importante que ele tenha bons relacionamentos com outros cães e outras pessoas. Se for percebido qualquer comportamento que pareça anormal, deve ser consultado um médico veterinário.