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Projeto

RESUMO

No Brasil e em vários países, a população canina urbana inclui um grande número de indivíduos nas ruas. Uma estratégia de vanguarda para contribuir com o controle populacional e o controle de doenças é o Programa Cão Comunitário. O programa Cão Comunitário busca estreitar laços entre cães de rua e mantenedores, promovendo melhorias. Entretanto, é pouco difundido, o que enseja interpretações equivocadas, as quais por sua vez podem culminar em posicionamentos sem base teórica adequada. O presente projeto alia o design em prol do bem-estar único, envolvendo o bem-estar de cães de rua e a saúde pública. O objetivo é a geração e disseminação de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Assim, indivíduos próximos aos cães poderão oferecer melhores cuidados, melhorando a qualidade de vida dos animais e da comunidade, constituindo assim um avanço em termos de bem-estar único. Este projeto de extensão pretende divulgar o conhecimento desenvolvido em vários trabalhos do LABEA, como por exemplo trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, por meio de um ambiente interativo, em um site. Durante o desenvolvimento da plataforma, serão realizados testes com os possíveis usuários para melhoria e diagnóstico de possíveis falhas a serem corrigidas. Feitas as devidas alterações, a plataforma refinada será disponibilizada no site do LABEA/SCA/UFPR.

APRESENTAÇÃO

Em vários países do mundo existem problemas relativos ao manejo populacional de cães. Em função dessa situação, há uma demanda social de atenção aos cães que vivem nas ruas, tanto do ponto de vista de proteção animal quanto de qualidade de vida das pessoas, em termos de controle de doenças e acidentes. O Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR vem trabalhando com uma estratégia inovadora para contribuir com esta demanda: o estudo do Programa Cão Comunitário, implementado em algumas prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba. Um passo extremamente importante é a ampla divulgação das bases teóricas da proposta Cão Comunitário, para que os diferentes segmentos da sociedade compreendam o alicerce que sustenta a presença de tais cães nos bairros. Este projeto visa contribuir com o atendimento de tal necessidade por meio da criação de uma plataforma online, utilizando conhecimentos na área de design, com foco para criação de interfaces e experiência do usuário retratadas por Garret (2010) e Krug (2006), este último visando muito mais a intuitividade na navegação de uma interface virtual. Assim, aliando novas propostas educativas aos resultados inovadores da pesquisa científica na UFPR, o Projeto de Extensão Cão Comunitário Digital preencherá uma lacuna existente em termos de comunicação entre a ciência e a sociedade. Adicionalmente, este projeto alcançará em especial alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, que poderão complementar de maneira prática e interativa o conhecimento teórico abordado em sala de aula, assim como ter a oportunidade de participação da transformação do conhecimento técnico em texto e outras estratégias de divulgação.

JUSTIFICATIVA

A enorme população de cães vivendo nas ruas é uma realidade mundial e demonstra um problema tanto no âmbito da saúde humana, devido a ocorrência de zoonoses e outros incidentes, quanto no âmbito de bem-estar animal. Atualmente há um reconhecimento de que o controle da população de cães não será obtido em curto-prazo na maioria dos países e que tal controle baseado na remoção dos cães não é efetivo (WHO, 2013). Isso se explica porque a reposição dos animais removidos ocorre muito rapidamente devido a um aumento na taxa de sobrevivência e à migração (WHO, 2005). Desta forma, há uma intensa demanda por novas estratégias que contribuam com o controle da população canina e ao mesmo tempo com a qualidade de vida das pessoas e dos cães durante o período de médio ou até longo prazo para se atingir uma situação de completa ausência de cães de rua. É nesse contexto que surge a proposta de implantação de Programas Cão Comunitário em algumas prefeituras brasileiras, em especial na região Metropolitana de Curitiba. Adicionalmente, a proposta do Programa Cão Comunitário articula-se de forma coerente com a missão do Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR, que é melhorar a qualidade de vida dos animais por meio de ensino de graduação e pós-graduação em medicina veterinária e zootecnia e do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que culminem de forma direta e indireta em um aumento do grau de bem-estar dos animais (LABEA, 2017). Os cães cadastrados no Programa Cão Comunitário de uma prefeitura recebem identificação por microchip, exame clínico, vacinas e esterilização cirúrgica, sendo também associados a um mantenedor, que é morador do bairro e aceita a responsabilidade de alimentar, manter abrigo e dar atenção ao animal. O Programa Cão Comunitário vem se demonstrando eficiente e ético, pois se baseia na redução da natalidade e reduz também o sofrimento dos animais e pessoas envolvidas. (GARCIA; MALDONADO; LOMBARDI, 2008) Apesar do programa existir há mais de uma década, o cão comunitário é pouco reconhecido pela sociedade. Há uma demanda por acessibilidade a informações a respeito de bem-estar animal, saúde pública e questões diversas no contexto dos cães que vivem nas ruas. Assim, parece necessário atingir as pessoas de uma forma mais midiática e difundir o conhecimento adquirido na Universidade por meio de diversos trabalhos junto ao Programa Cão Comunitário, como de Rüncos (2012), Costa (2016) e Kwok et. al. (2016), assim como o conhecimento gerado durante a condução deste projeto. Dessa forma, a interação dialógica é central neste projeto, visando contribuir para o suprimento da necessidade da comunidade de ter acesso às informações relevantes e poder compartilhar as próprias experiências e sugestões acerca do contexto atual dos cães de rua.

OBJETIVO GERAL

Gerar e disseminar conhecimento acerca do Programa Cão Comunitário entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, promovendo o bem-estar único.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dar visibilidade ao cão comunitário como ser que faz parte da sociedade e do cotidiano dos habitantes humanos de cada bairro.

Produzir uma plataforma digital online interativa para interações recíprocas sobre o Programa Cão Comunitário.

Explicar à sociedade, de acordo com os segmentos destacados no item público-alvo, a motivação, os objetivos e os benefícios do Programa Cão Comunitário.

Organizar e formatar o conteúdo pertinente, conforme público e ambiente virtual.

Avaliar a ferramenta proposta e sua efetividade na comunidade.

Oportunizar aos alunos do projeto experiência em desenvolvimento de uma plataforma interativa.

Apresentar o projeto nas SIEPEs dos anos de 2018 e 2019, compartilhando experiências adquiridas, e divulgando o trabalho dentro dos objetivos da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Publicar um artigo de divulgação sobre o Programa Cão Comunitário.

METODOLOGIA

Este projeto de extensão terá duração de dois anos, sendo o primeiro ano com foco para o desenvolvimento de toda plataforma e o segundo ano para sua a disponibilização e avaliação. Durante o desenvolvimento haverá intensa colaboração entre as professoras Coordenadora e Vice Coordenadora do projeto, os alunos e as prefeituras que mantêm o programa Cão Comunitário, para captação de informações, imagens, entrevistas, entre outros. A informação também será construída entre os mantenedores e os alunos participantes do projeto em uma metodologia interativa, por meio de visitas e diálogos que contribuirão com informações e depoimentos registrados.

As informações técnico-científicas serão obtidas nos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e tese de doutorado publicados pela equipe LABEA, partindo do eixo central descrito por Molento, 2014. Haverá revisão de literatura para a inserção de informações relevantes publicadas por outros grupos. Finalmente, serão incorporadas as informações obtidas a partir do funcionamento da própria plataforma criada durante este projeto. O processo de criação do site seguirá por ideais básicos de criação e organização de conteúdos para a web descritos por Garrett (2010), os quais consistem na seleção, organização e formatação do conteúdo a ser utilizado na plataforma, adequando-o ao público-alvo. Os alunos selecionados para o programa de extensão farão a coleta dos dados relativos a trabalhos realizados no Programa Cão Comunitário e adequação para a inserção na plataforma segundo critérios de design da informação, atividades que consistem em um impacto importante na formação desses alunos. Toda informação gerará diferentes páginas com links entre si. Para a ordenação e gerenciamento de todo o conteúdo, será construído um fluxograma de telas, aliado aos seus wireframes. Com tais elementos será construída a estrutura do funcionamento básico de todo site. A estruturação do site será realizada por um aluno selecionado para o programa de extensão. Com o esqueleto criado, cria-se uma identidade para todo o projeto, adequada ao público-alvo. Como esse público é amplo, serão priorizados designs mais claros e limpos, com uso de elementos que gerem simpatia do público pelo cão, visando uma ação mais intuitiva do usuário (KRUG, 2006). A identidade abrangerá desde do logotipo do projeto até o formato do botão utilizado. Após o design da plataforma, será feita a prototipagem. Para isso, o produto deve ser interativo. As telas e os elementos produzidos até então passarão por uma programação, a princípio em linguagem HTML, para sua posterior disponibilização online.

Finalizado o primeiro ano de desenvolvimento, o trabalho entrará em fase de avaliação do protótipo, por meio de testes de usabilidade com cada um dos públicos-alvo. Garret (2010) descreve métodos que buscam direcionar tarefas para os usuários, como por exemplo achar uma página específica, e, com a observação e análise do caminho percorrido pelos mesmos, avaliar possíveis erros ou melhorias a serem aplicadas na plataforma. Os dados desses testes serão avaliados para a implementação de correções no site para posterior hospedagem online. Materiais gráficos e digitais serão produzidos e dispostos em meios estratégico para a divulgação do produto gerado. Esse alinhamento entre bem-estar único e o design, culminam em uma interdisciplinaridade das competências presentes nas atividades a serem desenvolvidas. O impacto educacional sobre o programa e a manutenção do bem-estar dos cães é previsto pelo uso da plataforma por quaisquer usuários de interesse.

O produto final constituirá esferas de classificação de produto audiovisual e artístico por seu caráter midiático e estar inserido em uma hipermídia, além de ser visto como manual por conter informações instrutivas para usuários e mantenedores sobre o bem-estar de cães. Todo conteúdo será utilizado para a geração de um artigo de divulgação. Adicionalmente, os resultados serão transmitidos em palestras abertas para os alunos da UFPR, comunidade e mantenedores, proferidas pelos alunos bolsistas sob orientação da professora coordenadora.

Nesse sentido, a metodologia proposta busca atender os seguintes questionamentos discriminados:

1) Impacto e transformação: A comunidade poderá gozar de mais acessibilidade à informação, e mais instruída, poderá dispor de melhores cuidados com os cães comunitários.

2) Interação dialógica: Todas as informações disponíveis de trabalhos acadêmicos e toda crítica da plataforma e de seu conteúdo pelos usuários serão algumas das ferramentas para geração de conhecimento. O intuito é, após o desenvolvimento, a atualização da plataforma adequando-a aos resultados das pesquisas com os usuários.

3) Interdisciplinaridade: Design e bem-estar animal aliam-se como competências principais e arrematam outras vertentes como o bem-estar único, segurança sanitária, interação homem-computador, experiência do usuário, entre demais campos de interesse. Há ainda a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Pinhais e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campo Largo que poderão compartilhar a realidade acerca do controle populacional de cães e as soluções atualmente empregadas, além de possíveis melhorias a se considerar.

4) Indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão: Como já descrito, trabalhos científicos provenientes do LABEA e todo conhecimento acerca do Programa Cão Comunitário e demais áreas envolvendo o bem-estar único; a criação da plataforma como um produto permanente; o envolvimento de mantenedores, profissionais da prefeitura relacionados ao controle populacional de cães, assim como de mestrandos e doutorandos na coleta de informações e opiniões acerca do programa e do projeto em si atestam suas raízes na pesquisa, no ensino e na extensão.

5) Impacto na formação dos estudantes: o ciclo acadêmico aumentará sua bagagem intelectual com a geração de conhecimento; será possível traçar perfis de usuários da plataforma e avaliar aspectos importantes como interesses, comportamentos, aptidões e demais características que irão moldar o conteúdo e a plataforma; o Programa poderá dispor de uma visibilidade maior e inspirar trabalhos futuros por outros acadêmicos e em outras áreas.

AVALIAÇÃO

O projeto como um todo será avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação, que será disponibilizado na própria plataforma para que o usuário indique aos desenvolvedores o quanto de conhecimento foi apreendido. A pesquisa será composta de um questionário com perguntas relativas ao conteúdo apresentado na plataforma, além de uma questão final que permita o usuário deixar sua opinião pessoal a respeito do que ele aprendeu, e se tal experiência foi satisfatória ou atendeu as expectativas. O número de pessoas que realizarem o questionário também será levado em conta, assim como o número de pessoas que acessarem o site e qual a variação desse número ao longo do tempo. Também serão relatadas informações quanto às áreas de maior acesso e o tempo médio de permanência no site. Propõe-se assim investigar o impacto na comunidade previsto a partir da realização deste projeto, juntamente com o estabelecimento de uma interação dialógica entre o meio acadêmico (mestrandos, doutorandos, professores, alunos, etc), mantenedores, profissionais (prefeitura, centro de zoonoses, centro de meio ambiente, etc), demais interessados e os alunos envolvidos neste projeto, por meio da expressão de opiniões e sua posterior análise.

Universidade Federal do Paraná
Programa Cão Comunitário

Rua dos Funcionários 1540
80035-050 | Curitiba |
caocaomunitariodigital@gmail.com

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Editora UFPR nas Redes Sociais


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