Bem-estar único (BEU) reúne o bem-estar humano, animal e o equilÃbrio ambiental. É um conceito importante para o Programa do Cão Comunitário, pois sustenta sua realização.
Â
Esferas de bem-estar humano, animal e equilÃbrio ambiental compõem o conceito de bem-estar único(BE)
Â
Essas três áreas, além de interligadas, são interdependentes. Assim, por exemplo, melhorando o bem-estar animal, se pode melhorar o bem-estar humano e ajustar o equilÃbrio ambiental.
Â
O núcleo central do Programa Cão Comunitário encontra-se na esfera de bem-estar animal. Entre outros aspectos, o animal recebe cuidados do cuidador e dos veterinários da prefeitura, diminuindo o risco de doenças. Com isso também diminui o risco de doenças para as pessoas, aumentando o bem-estar humano.
Cães são naturalmente territoriais e tendem a se fixar em um local. Assim, cuidar dos cães que estão nas ruas é uma forma de cuidar do ambiente daquele bairro. A estabilização da população canina melhora o equilÃbrio ambiental. Ao mesmo tempo o Programa Cão Comunitário diminui nascimentos e contribui para o manejo da população canina.
Dessa forma trabalhar com o bem-estar único envolve profissionais de diferentes áreas, como por exemplo as secretarias do meio ambiente e saúde, integrando demandas genuÃnas para aumento do bem-estar humano, do bem-estar animal e do equilÃbrio ambiental.
Â