III Encontro LABEA

Com o objetivo de discutir as questões relativas à relevância da dor para o bem-estar animal foi realizado, nos dias 24 e 25 de junho de 2010, o III Encontro LABEA: a relevância da dor para o bem-estar animal.

O evento contou com a presença de 170 participantes, de graduação e pós-graduação dos cursos de medicina veterinária, zootecnia, biologia e áreas afins, além de profissionais de extensão, médicos veterinários, zootecnistas, representantes de entidades de proteção animal, pesquisadores, professores e demais envolvidos com a preocupação da dor em relação ao bem-estar dos animais. Recebemos participantes de todo o Estado do Paraná e de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí. Estiveram presentes representantes de importantes entidades estaduais, nacionais e internacionais, como Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/PR, Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo FIOCRUZ/RJ, Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-estar Animal – AMVEBBEA, Humane Society International e a Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA.

Durante os dois dias de evento os tópicos da relevância da dor para o bem-estar animal foram abordados de maneira ampla, incluindo os aspectos biológicos, econômicos e filosóficos. Contamos com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. No primeiro dia foram apresentadas e discutidas as questões éticas em relação à preocupação com a dor dos animais, bem como a distribuição da capacidade de sentir dor no reino animal e o uso de protocolos não invasivos para o estudo da dor nos animais. No segundo dia foram discutidas as formas de analgesia e prevenção da dor, a temática no âmbito da formação dos médicos veterinários, recursos didáticos para ensino da relevância da dor para o bem-estar animal e, como finalização, uma reflexão das atitudes da sociedade em relação à dor animal.

O III Encontro LABEA favoreceu interações positivas e efetivas entre pesquisadores, profissionais, estudantes e membros de entidades de proteção animal, o que contribuiu para a construção de propostas de ações imediatas e de pesquisas futuras relevantes para o alívio do sofrimento animal. Dessa forma, o evento cumpriu seu objetivo, gerando um momento único de discussão e interação entre os participantes.