Professores e acadêmicos de diferentes departamentos e paÃses têm somado esforços para desbravar o universo promissor da produção de proteÃna animal pelo método da multiplicação celular.
No Brasil, a Universidade Federal do Paraná tem sido pioneira nessa questão. Por meio dos trabalhos do Laboratório de Bem-estar Animal do Departamento de Zootecnia, e por meio da atuação em pesquisa junto à Pós-graduação em Ciências Veterinárias, o Setor de Ciências Agrárias da UFPR lidera a inserção da medicina veterinária e da zootecnia na nova cadeia produtiva da carne celular!
Também a Escola de Administração da UPFR é fundadora desta linha de pesquisa em nossa instituição, a partir das contribuições do professor Germano Reis.
Foi assim que a dissertação de mestrado da médica veterinária Marina Sucha Heidemann gerou mais um artigo internacional sobre o tema, Critical Perspective of Animal Production Specialists on Cell-Based Meat in Brazil: From Bottleneck to Best Scenarios, recentemente publicado no periódico cientÃfico Animals. Neste artigo, contamos ainda com a colaboração da professora Giuliana Parisi, Universidade de Florença. Dessa forma, a equipe da UFPR dedicada a este tema vem se consolidando e expandindo parcerias.
Confira aqui outros artigos produzidos por membros do nosso laboratório e parceiros.
Tags: bem-estar animal, carne celular, carne cultivada, cell-based meat, zootecnica celular